Bangu

Whatsapp Tecnim(21) 99928-8997

Itaboraí

Whatsapp Tecnim(21) 99653-7511

Ilha

Whatsapp Tecnim(21) 99998-4682
Matrícula Online Pré Matrícula

Profissionais de saúde: fundamentais contra o Coronavírus

5 Métodos de estudo que facilitam a aprendizagem
março 10, 2020

Profissionais de saúde: fundamentais contra o Coronavírus

Neste período de pandemia causada pelo Covid-19, diversos Sistemas de Saúde pelo mundo vem sendo postos à prova, e diversas estruturas foram montadas rapidamente para tentar suprir a demanda maior de leitos e respiradores. No entanto, a estrutura significa pouco caso não seja possível contar com equipes capacitadas e dedicadas a cuidar dos pacientes. Por isso, aqui falaremos sobre os profissionais de saúde, fundamentais contra o Coronavírus.

A importância das Análises Clínicas no diagnóstico correto

Os médicos são imprescindíveis para diagnosticar pacientes suspeitos de terem contraído o Coronavírus. Como ocorre com qualquer doença, quanto antes o problema é diagnosticado, melhor é para o indivíduo. No entanto, os doutores precisam contar com informações precisas a respeito do estado de saúde de quem está tratando. E é aí que o profissional de Análises Clínicas desempenha o seu papel, acompanhando os exames que forem necessários.

 

Entre suas atribuições, está a coleta, o preparo e processamento das amostras biológicas. Sua atividade é pautada dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios éticos, sempre tendo em mente que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde. 

Técnico em Enfermagem: o cuidado que faz a diferença

Enfermeiros ficam na linha de frente do cuidado aos pacientes. É com eles que o indivíduo internado terá seu contato mais direto, sendo importante que desenvolva uma relação de confiança com o profissional de saúde durante este período difícil. Sendo assim, mais do que o conhecimento da área, é imprescindível ter uma boa dose de empatia. 

 

É papel do Técnico em Enfermagem atuar em UTI’s, realizando procedimentos diversos procedimentos e cuidados com pacientes em estado grave ou em quadros de média complexidade. 

Desafios futuros

Embora ainda estejamos no “olho do furacão” no que diz respeito ao Coronavírus, é importante projetarmos o mundo pós-quarentena: governos de todas as partes do mundo irão reavaliar a estrutura de saúde oferecida em seus respectivos países, reforçando investimentos para estarem mais preparados para um eventual próximo problema global. Isto certamente irá demandar mais profissionais, abrindo oportunidades para quem sente no coração o desejo de atuar nesta área. 

 

Por fim, falando sobre a sociedade em geral, certamente conseguiremos dividir a maneira como vivemos em “Antes do Covid-19” e “Depois do Covid-19”. A forma como nos relacionamos,desempenhamos o nosso trabalho, estudamos, consumimos e nos divertimos já vem sendo impactada. No entanto, vale deixar uma mensagem de otimismo: iremos superar este desafio, e devemos encarar esta fase como uma oportunidade de reflexão.  

Enquanto isso, é fundamental seguir as orientações de saúde dadas pelos órgãos competentes, evitando deslocamentos desnecessários, reforçando a higiene e utilizando máscaras para a proteção.

Conheça a TECNIM

A TECNIM oferece cursos técnicos de excelência nos bairros de Bangu, Itaboraí e Ilha do Governador, nas áreas de Enfermagem, Análises Clínicas, Estética e Segurança do Trabalho. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a nossa instituição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *