O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho? | TECNIM - Escola Técnica | Referência em Curso Técnico de Qualidade

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

Por que fazer Teste Vocacional?
agosto 30, 2019

Com o passar dos anos houve um aumento no número de trabalhadores e consequentemente entraram em vigência novas legislações cada vez mais rigorosas a respeito do bem-estar e segurança dos funcionários dentro das empresas. É crescente também a contratação de profissionais capacitados para colaborar no desenvolvimento de programas de manutenção e prevenção da saúde dos colaboradores das empresas durantes suas atividades de trabalho.

Qual é a função de um Técnico em Segurança do Trabalho?

O profissional que é técnico em segurança do trabalho é responsável pela prevenção nas empresas, ou seja, seu papel é fundamental na proteção dos demais funcionários de uma instituição. A segurança do trabalho é um setor muito importante dentro de uma empresa, pois a equipe de técnicos em segurança do trabalho é responsável por traçar e implementar meios de proteger os colaboradores de possíveis acidentes de trabalho.

Além de proteger a saúde e segurança dos funcionários, fica a cargo do técnico em segurança no trabalho investigar, analisar e recomendar medidas que protejam e controlem acidentes dentro de uma empresa, de acordo com o segmento dela. Este profissional também precisa por em prática estes programas de prevenção, incentivando os colaboradores sobre os riscos existentes naquele ambiente, motivando-os a acreditar e apoiar essa

Ou seja, o trabalho de um técnico em segurança do trabalho também tem um cunho educativo, afinal ele desenvolve ações ligadas à educação dos colabores, orienta sobre o uso dos equipamentos, tanto individuais quanto coletivos e mostra como eles devem se comportar em uma situação de perigo ou de acidente

Quanto ganha um Técnico de Segurança do Trabalho?

O salário de um técnico em segurança do trabalho pode variar de acordo com as definições de seu sindicato, assim como de empresa para empresa. Mas segundo informações do sindicato o piso definido em 2018, é de R$ 2.512,59, mas o salário pode chegar até R$ 6.000,00 reais.

Quais os requisitos para ser Técnico de Segurança do Trabalho?

O requisito básico para exercer a profissão é ter finalizado o ensino médio, feito isso, você está apto para se matricular na TECNIM e realizar o Curso Técnico de Segurança do Trabalho. O curso tem duração média de 1 ano e meio.

Agora que você já sabe o que faz um Técnico de Segurança do Trabalho fica mais fácil de saber se é esse o curso que tem mais a ver com você e com o que você procura dentro do mercado de trabalho.

Quer mais informações? Entre em contato com a TECNIM por telefone, e-mail ou pelas nossas redes sociais. Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas e também para te receber em uma de nossas unidades.

Aposte no seu futuro, venha estudar na TECNIM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp