Saiba a diferença entre medicina e enfermagem | TECNIM - Escola Técnica | Referência em Curso Técnico de Qualidade

Saiba a diferença entre medicina e enfermagem

Saiba qual é a diferença entre graduação e curso técnico - Tecnim
Saiba a diferença entre graduação e curso técnico
julho 29, 2019
Por que fazer Teste Vocacional?
agosto 30, 2019

Os cursos de medicina e enfermagem têm diferenças bastante específicas e que precisam ficar claras para aqueles que pretendem seguir uma das duas carreiras. Basicamente, as duas formações têm uma importância crucial no contexto dos cuidados preventivos e nas abordagens terapêuticas oferecidas à população, mas o médico atua com foco na investigação, no diagnóstico e no tratamento de doenças, enquanto o enfermeiro acompanha a evolução do paciente e oferece assistência.

É bastante comum encontrarmos alunos que apresentam afinidade e vocação genuína para a área da saúde que desejavam cursar medicina, mas que, por causa da enorme diferença de preços nas mensalidades dos cursos, acabaram optando pela enfermagem como forma de entrar para o mercado.
Vale ressaltar que, na rotina de um hospital ou unidade de saúde, o trabalho do médico e do enfermeiro se complementam, com foco no bem-estar, na recuperação e qualidade de vida dos pacientes. Os dois profissionais trabalham diretamente nos cuidados de saúde, realizam plantões e são especializados em determinados procedimentos.

Conheça as principais distinções entre a formação em medicina e enfermagem!

A diferença é que a enfermagem prepara o profissional para atuar com a administração de medicamentos, monitoramento do quadro de saúde do paciente, contato com a família e suporte aos médicos, fisioterapeutas e outros profissionais. A graduação em enfermagem dura, em média, 4 anos, inserindo os alunos em conhecimentos teóricos de fisiologia, anatomia, farmacologia, supervisão de centros cirúrgicos e outras matérias e conhecimentos importantes para uma atuação humana e especializada.

Os enfermeiros podem atuar com cuidados domiciliares a pacientes enfermos, em hospitais, clínicas médicas, laboratórios e outros estabelecimentos da área da saúde. Há também a possibilidade de realizar especializações na área de enfermagem, como, por exemplo, nos segmentos oncológico, de primeiros socorros, gestão hospitalar, entre outros.

Já os médicos atuam diretamente nos diagnósticos, nos tratamentos e procedimentos cirúrgicos e clínicos, investigando as doenças e propondo soluções terapêuticas adequadas. A formação do médico é mais complexa e detalhada, com a faculdade que dura 6 anos e com a especialização e residência médica, que pode exigir mais dois anos de dedicação.

As matérias estudadas na faculdade de medicina incluem ética médica, ciências biológicas, bioquímica, patologia, anatomia e disciplinas específicas.

Como é possível perceber a formação médica exige mais tempo de dedicação e mais investimentos financeiros. Sendo assim, se a sua vocação é trabalhar na área da saúde, mas você não tem as condições ideais para cursar medicina, a enfermagem pode ser sua porta de entrada para o mercado.

Por que fazer um curso técnico de enfermagem na Tecnim?

O curso técnico de enfermagem oferecido pela Tecnim é a sua oportunidade de realizar o seu sonho de trabalhar na área da saúde, obtendo uma formação sólida e qualificada, que, com certeza, vai te ajudar a se destacar no mercado. A formação técnica em enfermagem tem duração de dois anos e prepara os profissionais para atuarem com medidas e ações de prevenção, reabilitação e recuperação do estado clínico de saúde dos pacientes.

O curso habilita os estudantes a trabalharem em hospitais, clínicas, como cuidadores e no setor de enfermagem de todas as unidades de saúde, prestando uma assistência humanizada e especializada para pacientes clínicos e cirúrgicos. O técnico de enfermagem pode fazer curativos, administração de medicamentos, nebulizações, vacinação, análise de sinais vitais e outros cuidados essenciais para a recuperação de enfermos.

A Tecnim garante uma formação completa para seus alunos, com disciplinas de biossegurança, enfermagem obstétrica, ética profissional, fisiologia, políticas de saúde, nutrição, entre outros conhecimentos importantes.

Faça sua matrícula agora mesmo e seja um técnico de enfermagem de excelência! Conheça nossas unidades em Bangu, Ilha do Governador e Itaboraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp