Bangu

Whatsapp Tecnim(21) 99928-8997

Itaboraí

Whatsapp Tecnim(21) 99653-7511

Ilha

Whatsapp Tecnim(21) 99998-4682

5 Métodos de estudo que facilitam a aprendizagem

Técnico em Estética: Novidade Tecnim para 2020!
Técnico em Estética: novidade TECNIM para 2020!
dezembro 23, 2019
Profissionais de saúde: fundamentais contra o Coronavírus
abril 15, 2020

5 métodos de estudo que facilitam a aprendizagem

Estudar sozinho não é uma tarefa simples, ainda mais com a rotina corrida que muitos têm. Neste texto blog, apresentaremos 5 métodos de estudo que facilitam a aprendizagem. Assim, com o método certo e bastante determinação, é possível absorver conhecimento de uma maneira didática e funcional. 

Vamos a eles:

  1. Técnica Pomodoro O método combina momentos de concentração na atividade e pausas para o relaxamento, por entender que o ser humano funciona melhor quando recebe algum tipo de recompensa. Foi idealizado pelo italiano Francesco Cirillo, que notou quando ainda era aluno de graduação na década de 80, que sua produtividade crescia ao mesclar minutos de trabalho com curtos períodos de descanso. Normalmente, é utilizada no esquema 25/5, com cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de foco nos livros. Alarmes podem ser utilizados para marcar os intervalos. Importante: A técnica recomenda que, caso você seja interrompido por algo ou alguém, deve anotar. Assim, você será capaz de analisar quantas paradas foram necessárias e pode administrar seu tempo de modo mais assertivo na próxima vez. 
  2.  Método Robinson (EPL2R) Técnica desenvolvida pelo psicólogo americano Francis Pleasant Robinson em 1946, que se baseia nos princípios básicos do aprendizado: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.O método separa inúmeros momentos, começando pela análise do material de estudo, com leitura superficial de tópicos, sumários e títulos. Desse contato com o assunto devem surgir dúvidas iniciais sobre a matéria, com indagações que levem ao segundo procedimento, que é questionar a respeito dos temas que mais  chamam a atenção. Com as perguntas devidamente elaboradas, passa-se ao terceiro momento, com uma leitura que busca responder a uma dúvida que tenha surgido anteriormente. Após encontrar a solução para as perguntas, faz-se a leitura completa, na qual os alunos leem o material sem pensar em aplicações do conteúdo, ou seja, apenas uma leitura tradicional.

    Para finalizar, chega o momento de repassar, como uma espécie de aula para si mesmo, que deve ser feita em voz alta e abordar cada tópico do conteúdo estudado. 

  3. Auto-explicação A auto-explicação pode ser considerada um desdobramento do método Robinson. Aqui, o objetivo é analisar o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras, fazendo analogias e comparações que facilitem o entendimento e tragam o assunto para mais perto. Pode ser feita em frente ao espelho e também com o auxílio de um gravador. 
  4.  Táticas mnemônicas Um dos métodos de estudo mais conhecidos! Com certeza você já teve algum professor que se utilizou de paródias ou associações bem-humoradas para explicar uma fórmula ou deixar algum detalhe específico sempre “fresco” na cabeça dos alunos, certo? Pois saiba que essas são as táticas mnemônicas, e são utilizadas desde a Antiguidade. Siglas podem funcionar exatamente assim, como acrósticos, uma junção de palavras que forma outra palavra e facilita a memorização, como DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
  5. Teste prático Largamente utilizada em cursos preparatórios, consistem em simulados. Contudo, recomenda-se que os assuntos sejam divididos em blocos. Além disso, é interessante que você prepare suas questões levando em consideração suas maiores dúvidas ou dificuldades. 

Conclusão

Como vimos no decorrer do texto, métodos de estudo não faltam para você mandar muito bem na jornada em busca do conhecimento! No entanto, em todos eles, ter disciplina é fundamental. Separe horários específicos do seu dia para estudar e busque eliminar as distrações, como TV e principalmente o celular! Boas aulas! E conte com a TECNIM, rede de escolas técnicas do Rio de Janeiro, para oferecer capacitação de excelência. Saiba mais sobre nós clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *