Bangu

Whatsapp Tecnim(21) 99928-8997

Itaboraí

Whatsapp Tecnim(21) 99653-7511

Ilha

Whatsapp Tecnim(21) 99998-4682
Matrícula Online Pré Matrícula

ESPECIALIZAÇÃO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA



O CURSO

Através do Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, a TECNIM pretende habilitar profissionais capazes de reconhecer a integralidade de sua ação, através do domínio e aplicação de conhecimentos que abordem o processo saúde-doença, considerando suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais, atuando articuladamente com os demais agentes da equipe de trabalho e de assumir o caráter multiprofissional de sua prática, bem como de dimensionar suas ações, de acordo com parâmetros de excelência ético-políticas, comunicacional e interpessoal.

O profissional técnico especialista em instrumentação cirúrgica aplica conhecimentos técnicos, tanto na sua atuação junto ao paciente/cliente quanto na sua ação junto ao médico-cirurgião, a qual envolve habilidades específicas, tais como executar as atividades técnicas atribuídas à equipe de cirurgia, sob a orientação e supervisão do cirurgião. Prepara o ambiente de trabalho, verificando os materiais e equipamentos das atividades. Mantém a organização e a ordem dos equipamentos cirúrgicos. Auxilia a equipe cirúrgica em ação, através do instrumental adequado às técnicas operatórias de diagnóstico. Verifica as condições do paciente para a cirurgia. Executa tratamentos, especificamente prescritos ou de rotina, além de outras atividades, tais como o acompanhamento ao cirurgião ou seu auxiliar como profissional exclusivo deste em atendimentos domiciliares e hospitalares.

Ao longo do Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica são abordados temas que envolvem conhecimentos relativos às diversas modalidades cirúrgicas e aos princípios éticos profissionais, bem como à estrutura e funcionamento de centro cirúrgico e às técnicas cirúrgico-instrumentais.

Campo de Atuação

Atuação em estabelecimentos de saúde, tais como centros de saúde e hospitais, além de atendimentos domiciliares.

Carga Horária

Os estudos referentes à especialização são concluídos em, aproximadamente, 6 meses, perfazendo carga horária total de 390 horas de estudos efetivos, às quais são acrescentadas 120 horas de prática obrigatória em centro cirúrgico.

Certificação

Ao concluir, com aproveitamento, todos os períodos previstos para o curso e a carga horária total de prática obrigatória em centro cirúrgico, o aluno fará jus ao diploma de Especialização Profissional de Nível Técnico em Instrumentação Cirúrgica, o qual terá validade em todo o território nacional.

Unidades Disponíveis

UNIDADE ITABORAÍ

Conteúdo do Curso

Normas técnicas sobre funcionamento de aparelhos e equipamentos específicos. Materiais e equipamentos utilizados. Normas técnicas de descontaminação, limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, manuseio e estocagem de materiais.

Funcionamento de equipamentos de esterilização de ação química e física. Técnicas de limpeza concorrente, terminal, específicos e de isolamento reverso. Prevenção e controle da infecção, prevenção da infecção hospitalar. Centro de material e esterilização.

Processo de trabalho em centro cirúrgico. Técnicas de e instrumentação em sala de cirurgia. Técnicas de manuseio de material e instrumental cirúrgico, estéril e contaminado. Organização, estrutura e funcionamento de um Centro Cirúrgico, Centro de Recuperação,Pós-anestésica e Unidade de Internação Cirúrgica.

Atendimento instrumentalizado em situações de urgência / emergência. Noções gerais de bioética. Código de ética da Instrumentação Cirúrgica


Faça sua Matrícula!