Whatsapp Tecnim(21) 99928-8997
Whatsapp Tecnim(21) 99653-7511

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NO TRABALHO



O CURSO

Através do Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho, a TECNIM pretende habilitar profissionais capazes de reconhecer a integralidade de sua ação, através do domínio e aplicação de conhecimentos e tecnologias orientadas no sentido da promoção da saúde do trabalhador, visando a suprir a demanda do mercado de trabalho, principalmente no que se refere a especialistas em planejamento e execução de medidas técnico-prevencionistas, bem como no desenvolvimento de competências profissionais essenciais para a atuação eficiente na especialização técnica da Enfermagem do Trabalho.

O profissional técnico especialista e enfermagem do trabalho participa da elaboração e execução de projetos de prevenção das doenças e dos acidentes, mobilizando conhecimentos sobre riscos de acidentes, doenças profissionais e as relacionadas com o trabalho, utilizando estratégias de controle e opinando sobre mudanças necessárias no processo de trabalho, bem como de programas voltados para grupos de riscos, como alcoólatras, hipertensos, diabéticos, obesos etc. Participa da montagem de ambulatório de saúde do trabalhador prestando-lhe atendimento, de acordo com as exigências legais, nos casos de doença profissional ou não, atualizando e mantendo os registros. Participa, junto com outros profissionais da saúde, do treinamento de trabalhadores para a formação de equipes de socorristas, bem como de programas de atendimento a trabalhadores com problemas psíquicos em decorrência da atividade ou ambiente profissional.

Ao longo do curso de especialização técnica em enfermagem do trabalho, são abordados temas que envolvem conhecimentos relativos à segurança do trabalho, à toxicologia e doenças ocupacionais e à organização do serviço de saúde na empresa, bem como à ética, legislação profissional e psicologia do trabalho, dentre outros pertinentes à habilitação..

Campo de Atuação

O técnico especializado em enfermagem do trabalho atua, sob supervisão, em equipes multiprofissionais atuantes em empresas privadas e públicas, incluindo os órgãos oficiais, como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, dos programas de prevenção de doenças e de promoção da saúde.

Carga Horária

Os estudos referentes à especialização são concluídos em, aproximadamente, 6 meses, perfazendo carga horária total de 390 horas de estudos efetivos, às quais são acrescidas 24 horas de atividades externas na forma de visitas técnicas obrigatórias.

Certificação

Ao concluir, com aproveitamento, todos os períodos previstos para o curso e a carga horária total de visitas técnicas obrigatórias, o aluno fará jus ao diploma de Especialização Profissional de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho, o qual terá validade em todo o território nacional.

Unidades Disponíveis

UNIDADE ITABORAÍ

Conteúdo do Curso

Normas técnicas de descontaminação, limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, manuseio e estocagem de materiais; Funcionamento de equipamentos de esterilização de ação química e física. Princípios gerais de biossegurança. Prevenção e controle da infecção.

Educação e fiscalização em Vigilância Sanitária. Técnicas de imunização/vacinação e aplicação de imunobiológicos. Técnicas de transporte, armazenamento e conservação de vacinas. Programa Nacional de Imunização. Estratégias de intervenção em saúde na família.

Entidades da Enfermagem: Aben, Cofen, Coren. Noções gerais de bioética. Código de Ética da Enfermagem. Leis trabalhistas, contratos e organizações de trabalho.

Higiene ocupacional e saneamento do meio. Fundamentos de segurança do trabalho. Fisiologia do trabalho e ergonomia.


Faça sua Matrícula!

× Whatsapp