Bangu

Whatsapp Tecnim(21) 99928-8997

Itaboraí

Whatsapp Tecnim(21) 99653-7511

Ilha

Whatsapp Tecnim(21) 99998-4682
Matrícula Online Pré Matrícula

Segurança do Trabalho em tempos de pandemia: o que muda?

5 Podcasts que ajudam a estudar
setembro 24, 2020

Os profissionais de Segurança do Trabalho vinham ganhando cada vez mais espaço nas organizações, resguardando a saúde e bem-estar do trabalhador. 

 

Em tempos de pandemia, inúmeras organizações precisaram se adaptar a uma nova realidade, seja em sua própria estrutura física ou disponibilizando a estrutura necessária para o colaborador realizar suas funções de maneira remota. É sobre estas mudanças que iremos falar aqui no blog. Vamos lá? 

Funcionários CLT têm direitos resguardados

É função das empresas garantir a estrutura básica necessária para seus colaboradores do regime CLT, conforme a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Sendo assim, mesmo neste contexto de “novo normal” e crescimento do home office, o Técnico em Segurança do Trabalho terá um papel de destaque, orientando organizações e funcionários sobre a importância de práticas e equipamentos adequados, especialmente considerando a Covid-19, tais como:

 

  • Esterilização de equipamentos de uso diário, tais como teclado, mouse e espaço de trabalho.

 

  • Atenção à postura;

 

  • Iluminação e visão

 

  •  Ambiente arejado

Preservação da saúde na volta às empresas

Sabemos que muitas atividades não podem ser feitas de maneira remota. Por isso, será imprescindível manter o controle da saúde dos funcionários, por meio um processo de prevenção que envolva do time de produção aos gestores, sempre considerando a classificação de risco de cada atividade. 

Além disso, nunca é demais realizar campanhas de conscientização a respeito de práticas seguras de trabalho, o respeito ao distanciamento social e o uso de EPI, que no momento atual, além de resguardar o físico do profissional, contribui para inibir a proliferação da Covid-19.

Perspectivas para o profissional de Segurança do Trabalho

Em termos de futuro, caberá ao profissional se manter sempre atualizado, buscando cursos de aperfeiçoamento e qualificação constante. 

Para 2021, com o reaquecimento da economia e do mercado de trabalho, a tendência é que surjam mais oportunidades. 

Conclusão

O objetivo deste texto foi apresentar um panorama geral para o profissional de Segurança do Trabalho pós-pandemia. A carreira oferece boas perspectivas. Sabemos que 2020 não têm sido fácil, mas com estudo e dedicação, é possível ir longe, acredite! 

Sobre a TECNIM

A TECNIM oferece cursos técnicos de excelência nos bairros de Bangu, Itaboraí e Ilha do Governador, nas áreas de Segurança do Trabalho,  Enfermagem, Análises Clínicas e Estética. 

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a nossa instituição. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *